Religião
- Eletiva Viver com Prazer
- 29 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Conheça tudo sobre a religião budista e seus significados
O Budismo é uma religião e uma linha filosófica oriental, fundada por Sidarta Gautama (o Buda). Essa filosofia budista é guiada pelos pensamentos de Buda, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação e o yoga.

O Budismo também acredita que todos os seres possuem encarnações e reencarnações, inclusive os animais e plantas. Por isso o indivíduo deve ser bom a todos os seres, já que em outra vida pode-se experienciar aquela forma. Este ciclo de reencarnação é chamado de Samsara.

Símbolos do Budismo
A Flor de Lótus é um dos símbolos do Budismo, ela significa a pureza espiritual e é associada ao aparecimento de Buda. Conta a lenda que desabrocharam flores de lótus atrás de cada um dos primeiros passos do pequeno Buda.

Japamala - Terço Budista
As sementes do Japamala também são conhecidos como contas de oração, contas de rosário e contas de mantras. Mais de dois terços da população mundial empregam algum tipo de contas de oração como parte de sua prática espiritual. O uso de contas em oração parece ter-se originado em torno do século VIII aC. na Índia.

O que é o Japamala?
“Japa” é uma palavra em sânscrito que vem da raiz verbal “Jap”, que significa “Murmurar, Susurrar”.
Mala é uma palavra de vários significados em sânscrito, porém neste caso, ela quer dizer, apenas, “Cordão de Contas”.
O Mala é utilizado para contar mantras. A palavra Mantra vem do sânscrito, “Man” que significa “Mente” ou “Pensamento” e “Tra” significa “Proteger“, “Socorrer“.
Assim, mantra quer dizer: Proteger nossas mentes de maus pensamentos. Quem entoa mantras busca a intercessão espiritual. Uma forma de orar repetidamente, a fim de magnetizar as energias de uma determinada divindade.
Mantras são formados por palavras com poderes para elevar a consciência, promover a cura, solucionar problemas, conseguir proteção e direção espiritual, lembrando que a respiração deve ser lenta e profunda.

Budismo Engajado
O Budismo Engajado é uma expressão criada pelo mestre Zen Thich Nhât Hahn para se referir ao papel dos budistas em prol de uma sociedade sem sofrimento para todos os seres. Entre os objetivos do budismo engajado estão a ação social para promover os princípios do budismo, de não fazer mal a nenhum ser, de buscar livrar-se da dor, promover a paz e a igualdade.

Origem do Budismo
O Budismo foi fundado por Sidarta Gautama, o Buda, no século VI antes de Cristo. Sidarta era um jovem da realeza local (a região onde foi fundado o Budismo é hoje o Nepal), que abriu mão de toda a riqueza e da vida mundana para viver com os monges e buscar a iluminação.
Depois de encontrar o caminho, ele passou a proferir sua palavra para os outros monges, que tornaram-se seus discípulos. Entre os primeiros ensinamentos de Buda estão as "quatro verdades nobres" ou "quatro verdades sagradas" que têm como objetivo libertar o ser humano da dor:
A verdade é que o viver é sofrer. (Dukha)O sofrimento tem a sua origem nos desejos do ser humano. (Tanha)É possível eliminar o sofrimento se forem eliminados os apegos e desejos;Para eliminar o sofrimento é preciso seguir o Nobre Caminho Óctuplo (ou Oito Vias Nobres).

Comments