top of page

Imigração Japonesa

  • Foto do escritor: Eletiva Viver com Prazer
    Eletiva Viver com Prazer
  • 27 de nov. de 2018
  • 1 min de leitura

110 anos de imigração japonesa no Brasil 



Neste ano de 2018 será celebrado no Brasil 110 anos do início  da imigração japonesa no Brasil. A data lembra a chegada aos portos brasileiros, em 1908, do Kasato Maru, primeiro navio a trazer japoneses para trabalhar nos cafezais paulistas. Mais de 700 japoneses chegaram ao país na época. O Brasil abriga atualmente a maior comunidade de descendentes de japonês no exterior: são cerca de 1,5 milhão de pessoas com a ascendência, de acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo. Enquanto, o Japão possui a terceira maior comunidade brasileira fora do país, cerca de 185 mil pessoas, segundo Ministério da Justiça do Japão. Na nossa cidade, Pereira Barreto, tem grande influência da cultura japonesa. Caminhando pela cidade é possível visualizar várias referências, seja em monumentos construídos nas ruas ou, até mesmo, em nomes de escolas e demais locais de grande importância para os cidadãos.


A Ponte Nova Oriente, construída por um engenheiro japonês, inaugurada em 1935, é outro ponto marcante da cidade de Pereira Barreto. A construção auxiliou no desenvolvimento do município, e chegou até mesmo a ser submersa durante o período de surgimento das usinas.


Ponte novo oriente, que hoje está submersa foi projeto do Engenheiro japones Kazuo Nakashima.

Inaugurado em 1958, marco da colonização japonesa, possui cinco níveis em seu telhado, que representam os elementos da natureza: terra, água, fogo, vento e ar.

Diversos outros elementos da cultura Pereira-barretense remetem à imigração japonesa, como o Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto, localizado na Rua Hajime Fujimoto, que conta toda a rica história do município.





Produzido por: Vitória Castro

 
 
 

Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page